A Yoface, startup brasileira pioneira em óculos produzidos por impressão 3D, está pavimentando o caminho da sustentabilidade na indústria óptica brasileira com suas práticas inovadoras e compromisso ambiental. Pioneira na utilização de polipropileno e no aproveitamento total dos resíduos de produção, a empresa se destaca não apenas pela tecnologia de ponta em óculos impressos, mas também pelo impacto positivo no meio ambiente.
A indústria óptica brasileira tem mostrado crescimento constante. Segundo relatório da Euromonitor Internacional, em 2023, o setor apresentou um crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Em paralelo, a manufatura aditiva, ou impressão 3D, apresenta um forte potencial de crescimento. De acordo com um estudo da Markets and Markets, o volume de recursos movimentados pela atividade deve crescer de US$ 12,6 bilhões em 2021 para US$ 34,8 bilhões em 2026, com um ritmo anual de evolução previsto de 22,5%.
“Estamos orgulhosos de liderar esta mudança no mercado óptico brasileiro. Nosso compromisso com a sustentabilidade vai além da inovação tecnológica. Utilizamos polipropileno de maneira eficiente, garantindo que cada etapa do nosso processo produtivo seja eco-friendly”, afirma Ivan Cavilha, fundador e CEO da Yoface.
A parceria estratégica com a HP tem sido importante para alcançar esses objetivos ambientais. A Yoface se tornou um caso de sucesso global ao utilizar polipropileno, desenvolver um pós-processamento autoral que possibilita colorir os óculos com várias cores, inclusive vibrantes, o que é algo inédito na indústria. Em seus óculos impressos, reduz significativamente o desperdício de material e contribui para um ciclo de vida mais sustentável. Fernando Grego, especialista em impressão 3D da HP, comenta: “A Yoface tem sido um exemplo de como a inovação e a sustentabilidade podem andar de mãos dadas. Sua abordagem com o polipropileno com pós processo com cores é uma revolução na indústria óptica e estamos orgulhosos de fazer parte disso tudo com a tecnologia Multi Jet Fusion”.
Além disso, a manufatura aditiva utilizada na produção dos produtos da marca permite a reutilização de 100% dos resíduos do processo de impressão dos óculos. Isso representa uma economia de cerca de 50 toneladas de resíduos anualmente, eliminando a necessidade de estoque excessivo.
A fábrica da Yoface, localizada no município de Camaçari, na Bahia, é um exemplo de como a sustentabilidade pode ser integrada em toda a cadeia produtiva. Em comparação com as práticas tradicionais da indústria óptica, onde, segundo Andrew Clark, cerca de 50% da matéria prima, na maioria das vezes o plástico, é descartado para formar a armação. “São inúmeros os benefícios da manufatura aditiva em relação à sustentabilidade, como a descarbonização e a redução de peso, o que facilita o manuseio e o transporte. Além da simplificação e eficácia do processo na prototipagem rápida e o fato de consumir menos matéria prima, capacidade de produção sob demanda e gestão efetiva de estoques mais baixos, produzindo menos resíduos e reduzindo o consumo de energia”, detalha Cavilha.
Devido ao sucesso, o produto foi exposto no estande da HP 3D Printing na Formnext, o maior evento de manufatura aditiva do mundo. “Economicamente viável e ecologicamente responsável, nossa abordagem não só beneficia o meio ambiente, mas também posiciona a Yoface à frente de concorrentes menos comprometidos com práticas sustentáveis”, finaliza Cavilha.
Com um olhar para o futuro, a Yoface continua a expandir suas fronteiras, buscando novas tecnologias e materiais que elevem ainda mais os padrões de sustentabilidade. Em um mercado cada vez mais consciente, a empresa se destaca não apenas por seus produtos de alta qualidade, mas também por seu compromisso com um futuro mais verde e responsável.
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RODRIGO GOMBERG BAUSO
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