Em setembro é celebrado o Dia Mundial da Barba, que homenageia o visual que traz confiança e autenticidade para milhares de pessoas. Desde os tempos antigos até os dias atuais, a barba evoluiu como um marcador de identidade e como uma poderosa declaração de estilo, sendo um importante item para a autoexpressão.
“A barba reflete uma personalidade. A opção de deixar crescer determinado modelo de barba está ligada ao desejo de passar uma imagem ao mundo, além de revelar traços pessoais, preferências estéticas e até mesmo aspectos culturais”, conta Matheus Sousa, barbeiro e consultor da Philips Male Grooming.
Com o passar dos anos, a barba já teve muitos significados. Na antiguidade, simbolizava status e poder, podendo também estar associado a sabedoria e virilidade. As barbas mais longas ainda eram associadas aos nobres e aos religiosos.
Os formatos e estilos também sofreram variações ao longo dos séculos. Na década de 70, por exemplo, eram usadas barbas cheias, inspiradas na cultura hippie, enquanto, nos anos 80, os bigodes foram as estrelas da vez. Já em 1990, o estilo “por fazer” se popularizou.
Enquanto antigamente as diferentes formas de aparar a barba estavam ligadas às normas sociais, atualmente o homem tem liberdade para expressar sua personalidade da maneira que preferir, escolhendo o formato que melhor se adapta ao seu estilo de vida.
“Hoje a barba não expressa um nível social ou tendência da época, mas expõe a individualidade de cada um e declara seu estilo pessoal”, completa Matheus.
Os cuidados com a barba também evoluíram e contam com produtos e serviços específicos. Para manter a barba sempre bem cuidada, refletindo a imagem que gostaria de transmitir, são necessários cuidados especiais. A barba pode acumular impurezas entre os fios e o rosto, como poluição e até fungos e bactérias, e por isso é imprescindível fazer a limpeza todos os dias.
“É recomendado usar xampu e condicionador diariamente para lavar a barba, evitando a proliferação de bactérias que podem acumular no local ao longo do dia. Após o banho, desembarace suavemente os pelos com escova ou pente de madeira e hidrate o rosto com produtos específicos para a região.”, indica o barbeiro.
Outra dica fundamental é optar por produtos que tornem a rotina de raspar ou aparar os pelos mais confortável e que não obstruam os poros ou machuquem a pele. “É importante que a pessoa tenha autonomia para aparar os pelos com facilidade em casa ou onde quer que esteja, garantindo o visual que deseja e permitindo que se sinta confortável e satisfeito com a sua aparência. “, finaliza Matheus.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FABIANA BIELO CASTILHO GONZALEZ
fabiana.bielo@fleishman.com.br