Que a proteção solar é um passo indispensável do skincare, muita gente já sabe. Incluir esse passo na rotina todos os dias, contudo, ainda é um desafio. Mas, para além de combater o aparecimento de manchas e sinais de envelhecimento, há um incentivo maior para integrar o protetor solar aos hábitos diários: ele tem o papel fundamental de prevenir o câncer de pele, que é o tipo mais comum no Brasil, e o terceiro em todo o mundo.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 220.490 novos casos entre 2023 e 2025, praticamente um terço de todos os diagnósticos de câncer previstos para o período. E para conscientizar a população sobre a doença e a importância da prevenção, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) encabeça a campanha Dezembro Laranja.
“A exposição excessiva ao sol é o principal fator de risco para o câncer de pele devido à radiação ultravioleta. Os raios UV podem danificar o DNA das células da pele, levando a alterações que podem resultar na doença. E usar proteção solar diariamente é a principal maneira de prevenir-se”, afirma a dra. Renata Cavalcante, gerente médica do Aché Laboratórios.
Os danos dos raios solares na pele são cumulativos, ou seja, não é possível reparar a estrutura da célula depois que ela já sofreu alguma mudança. Por isso, as medidas preventivas devem ser adotadas o quanto antes, inclusive em crianças, sempre seguindo as orientações de um dermatologista.
“O protetor solar cria uma barreira que absorve ou reflete – a depender da formulação – os raios UV, impedindo que eles penetrem e causem alterações no DNA da pele”, explica Dra. Renata.
Para isso, é importante usar o filtro solar diariamente, mesmo nos dias frios e nublados, em quantidade adequada – a SBD recomenda o equivalente a uma colher de chá para o rosto, a cabeça e o pescoço –, além de reaplicar a cada três horas ou sempre que se molhar, como após atividade física e banho de mar.
Além da exposição excessiva e desprotegida ao sol, pessoas de pele clara, com mais de 40 anos, imunossuprimidas e com histórico familiar de câncer de pele estão mais propensas a desenvolver a doença. Vale lembrar que a exposição a fontes artificiais de radiação ultravioleta, como câmaras de bronzeamento artificial, é tão nociva quanto a luz do sol.
O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, com 90% de chances de cura quando o câncer é detectado nos estágios iniciais. Portanto, é importante estar atento a alterações na pele e buscar um dermatologista sempre que notar algo diferente.
“Entre os sinais que devem ser investigados e podem indicar câncer de pele estão manchas ou pintas que mudam de cor, tamanho ou forma; lesões que não cicatrizam, feridas que sangram facilmente, e manchas que coçam ou descamam”, diz a Dra. Renata.
A prevenção também inclui o uso de chapéus, óculos escuros e roupas com proteção UV, assim como evitar a exposição ao sol nos horários de pico da radiação UV, normalmente entre 10h e 16h.
Profuse, marca de dermocosméticos do Aché Laboratórios, conta com Ensolei, linha de proteção solar desenvolvida para a pele brasileira. Confira:
Ensolei Multi é um protetor solar com FPS60 e efetiva ação antissinais. A fórmula exclusiva proporciona uma alta proteção UVA/UVB, e proteção contra a radiação infravermelha, que pode causar danos profundos. A dupla reparação do DNA auxilia na renovação celular, combatendo os sinais visíveis do envelhecimento da pele. O produto possui efetiva ação antioxidante e antipoluição, protegendo a pele dos danos oxidativos e dos agentes externos prejudiciais. Tudo isso com toque seco e efeito mate, proporcionando controle da oleosidade. Preço sugerido: R$ 89,99
Ensolei Compact Color FPS 50 é uma base multifuncional que protege contra os efeitos da radiação UV e da luz visível. Sua textura cream-to-powder auxilia no controle da oleosidade e tem efeito matificante. Além disso, ele possui ação antioxidante, graças à presença da Vitamina E na fórmula. Ideal para reforçar a proteção solar no decorrer do dia. Preço sugerido: R$ 144,90
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Isaac dos Santos Toledo
isaac.toledo@2pro.com.br