No primeiro dia do Festival Esportivo do Lar Sírio Pró-Infância, realizado no sábado, 14 de setembro, as crianças e adolescentes que participaram da apresentação de ginástica rítmica estavam vestindo trajes diferentes dos habituais. Isso foi possível graças à doação de collants feita pela Confecções T Christina, uma renomada empresa no setor da moda.
A T Christina é uma das principais fornecedoras de moda fitness para grandes marcas e magazines nacionais, incluindo Renner, C&A e Hering. Os collants doados foram desenvolvidos com Oricla elástico, uma tecnologia inovadora que utiliza upcycling industrial para transformar produtos inativos ou descartados em novas matérias-primas.
Além de ser uma doação significativa, essa ação destaca o compromisso da T Christina com a preservação do meio ambiente. A empresa adota a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) e emprega técnicas de reaproveitamento de tecidos. Por sua vez, o Lar Sírio também trabalha com o tema sustentabilidade, envolvendo as crianças e trabalhadores sociais na redução da degradação ambiental.
Segundo o Relatório Setorial da Indústria Têxtil Brasileira (IEMI) de 2019, entre 7% e 30% dos tecidos utilizados na produção de vestuário são descartados. Estima-se que naquele ano foram gerados entre 228.359.460 e 978.683.400 metros de tecido que não foram aproveitados. A tecnologia Oricla pode absorver até 20% dessa sobra, o que representa entre 45.671.892 e 195.736.680 metros de tecido novo por ano a partir de resíduos.
A criação do Oricla elástico é assinada pela designer Agustina Comas, especialista em upcycling industrial, pioneira na pesquisa de redesign e conhecida por disseminar e escalar técnicas de upcycling. Seu trabalho foi premiado pelo Museu da Casa Brasileira em 2016, pelo Prêmio Muda da Vogue e Sistema B em 2020, e pelo Prêmio Fashion Futures do Instituto C&A em 2021.
A apresentação de ginástica rítmica, sob a direção da educadora Cristiane Travassos, foi um grande sucesso. Apesar de o grupo de atendidos do Lar Sírio não ser profissional, a determinação, autoestima e disciplina proporcionadas pelo esporte, juntamente com os sorrisos orgulhosos dos pais, foram recompensadores.
As crianças do Lar Sírio agradecem a doação dos collants, e a sociedade agradece à T Christina, representada pela diretora Cláudia Cicolo, e à designer Agustina Comas pela contribuição em tornar o mundo um lugar melhor.
Sobre Lar Sírio
O Lar Sírio Pró-Infância é uma OSC – organização da sociedade civil – sem fins lucrativos, criada por um grupo de imigrantes da Síria, completou 100 anos em 2023.
Localizada no bairro do Tatuapé e atendendo majoritariamente a população do extremo leste da capital, transforma a vida de milhares de crianças e adolescentes por meio de projetos socioeducacionais que envolvem arte e cultura, musicalidade, esportes e lazer, vida sustentável e bem-estar, informática, civilidade e convivência apoio à profissionalização, além de acompanhamento psicossocial.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEX OLOBARDI
aolobardi@gmail.com